Judith DeLozier

Judith Ann DeLozier (1947- ) é trainer, desenvolve e projeta programas de treinamento na área da Programação Neurolinguística desde 1975. Membro do grupo original de estudantes de Bandler e Grinder, Judith fez contribuições fundamentais para o desenvolvimento de numerosos modelos e processos da PNL.

Foi coautora de Neuro-Linguistic Programming vol. I (1980) juntamente com Robert Dilts, John Grinder e Richard Bandler, e esteve envolvida na criação da Ressignificação, uma técnica fundamental da PNL. Estudante de Milton Erickson, Judith modelou a estratégia que ele utilizava para a criação e utilização dos estados de transe e metáforas. Seu trabalho está descrito em Patterns of the Hypnotic Techniques of Milton H. Erickson, M.D. vol.II (1976), que ela escreveu em parceria com John Grinder e Richard Bandler.

No livro Turtles All the Way Down: Prerequisites to Personal Genius (1987), que ela escreveu juntamente com John Grinder, Judith explorou os inter-relacionamentos entre a PNL e a cultura, a comunidade, a arte, a estética e a epistemologia. O resultado desse trabalho foi a criação do NLP New Coding, que estimulou um movimento em direção a uma aproximação mais sistêmica e relacional para a PNL, e um ressurgimento de interesse no trabalho de Gregory Bateson. Além do desenvolvimento das Posições Perceptuais, que se tornou uma das distinções fundamentais da PNL, as contribuições de Judith para o NLP New Coding inclui o Attention Training e o relacionamento entre os processos consciente e inconsciente.

Judith foi responsável principalmente por levar a PNL para a área da competência transcultural, abrindo caminho da aplicação da PNL no desenvolvimento das habilidades interculturais. A experiência de Judith com o ballet e com as danças do Congo a conduziu a promover o uso da dança e do movimento como uma ferramenta fundamental da PNL. Um resultado disso foi o desenvolvimento da técnica da Dança do S.C.O.R.E. Outra manifestação é a criação com Robert Dilts do processo Syntax Somatic.

Judith tem o título de Master (M.A.) em Estudos Religiosos, e um título de bacharel (BA) em Antropologia e Estudos Religiosos na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, onde ela encontrou Grinder e Bandler. Ela ensinou PNL em todo mundo, incluindo Europa, Ásia, Indonésia, Austrália, México, América Central, Canadá e Estados Unidos, e foi presidente do Grinder, DeLozier, and Associates e da DeLozier and Associates por aproximadamente 14 anos. Presentemente ela é associada da NLP University com Robert Dilts.

Judith desenvolveu um grande número de projetos aplicando a PNL Sistêmica, variando da modelagem da liderança, com a saúde e a competência intercultural. Ela é coautora, com Robert Dilts e Todd Epstein, da The Encyclopedia of Systemic NLP (1999). Entre os seus outros trabalhos incluem-se contribuições para Leaves Before the Wind (1989) e Map and Territory (1997), em coautoria com Robert Dilts.