Robert Dilts

Robert Brian Dilts (1955- ) é autor, trainer, consultor e tem ajudado no desenvolvimento da PNL – Programação Neurolinguística desde a sua criação em 1975 por John Grinder e Richard Bandler. Colega e aluno de Grinder e Bandler por muito tempo, Dilts também estudou pessoalmente com Milton H. Erickson, M.D., e Gregory Bateson. Além de ser inovador nas aplicações da PNL para a educação, criatividade, saúde e liderança, suas contribuições pessoais para o campo da PNL incluem participação no trabalho original das técnicas da Estratégia e Sistema de Crenças, e o desenvolvimento do que se tornou conhecido como ‘PNL Sistêmica’. Algumas das suas técnicas e modelos incluem: Reimprinting, Integração das Crenças Conflitantes, Prestidigitação LinguísticaEstratégiade Soletração, Técnica de Alergia, Níveis Neurológicos, Ciclo da Mudança de Crença, Padrões Generativos da PNL, Teoria do Campo Unificado para a PNL e muitos outros.

Ele é o autor principal de Neuro-Linguistic Programming Vol.I (com John Grinder, Richard Bandler e Judith DeLozier, 1980), o qual serve como um texto de referência padrão para a PNL, e de muitos outros livros sobre PNLChanging Belief Systems with NLP (1990) e Crenças: Caminhos para a Saúde e o Bem-estar (com Tim Hallbom e Suzi Smith, 1990) descrevem seu trabalho na mudança de crenças limitantes e na criação de sistemas funcionais de crençasFerramentas para Sonhadores (com Todd Epstein e Robert W. Dilts, 1991) e Skills for the Future (com Gino Bonissone, 1993) exploram as aplicações da PNL para orientar e intensificar a criatividade. Enfrentando a Audiência (1994) abrange as habilidades fundamentais necessárias para falar bem em público. A Estratégia da Genialidade – Volumes III e III (1994-1995) aplicam as ferramentas da PNL para modelar o processo de pensamento de importante figuras históricas, incluindo Aristóteles, Sherlock Holmes, Walt Disney, Wolfang Amadeus Mozart, Albert Einstein, Sigmund Freud, Leonardo da Vinci e Nikola TeslaAprendizagem Dinâmica Vol. I e II (com Todd Epstein, 1995) examina o desenvolvimento de estratégias efetivas para o aprendizado e o ensino. Visionary Leadership Skills (1996) é baseada na modelagem efetiva de líderes de todo mundo, apresentando ferramentas e habilidades necessárias para “criar o mundo no qual as pessoas gostariam de pertencer”. Tools of the Spirit (com Robert McDonald, 1997) explora como os princípios e processos da PNL podem ser usados para encorajar e incrementar o crescimento e o desenvolvimento espiritual. Modeling with NLP (1998) abrange os princípios e as preferências para modelar o comportamento de pessoas excepcionais, ilustrando a aplicação dos procedimentos de modelagem da PNL para o estudo da efetiva capacidade de liderança. Seu recente trabalho Sleight of Mouth (1999) estuda os padrões de ressignificação verbal os quais podem ser usados pela persuasão e conversação para a efetiva mudança de crença.

Outros trabalhos incluem Roots of NLP (1983), Applications of NLP (1983), CognitiveStrategies of Jesus of Nazareth (1992), An Overview of Learning (1993), The Law ofRequisitive Variety (1996) e The Encyclopedia of Systemic NLP (em co-autoria com Judith DeLozier e Todd Epstein).

Em 1982, Dilts foi um dos fundadores do Dynamic Learning Center com Todd Epstein. Em 1991, ele e Epstein estabeleceram a NLP University que fornece uma grande variedade de cursos sobre treinamentos em PNL desde básico até avançado. Eles também foram os criadores da Dynamic Learning Publications e The Academy of Behavioral Technology. Dilts é também cocriador (com Tim Hallborn e Suzi Smith) do Institute for Advanced Studies of Health (IASH). IASH é uma organização sem fins lucrativos estabelecida em 1994, que apoia a pesquisa e o networking com relação a aplicação dos métodos da PNL Sistêmica na área da saúde. Como parte dessa missão, IASH faz a administração do The NLP World Health Community e do Health Certification Training, e mantém um banco de dados internacional dos NLP Health Practitioners certificados.

Em 1981, Dilts estabeleceu a Behavioral Engineering, uma empresa de softwares para computador usando os conceitos da PNL para criar produtos interativos para a educação, treinamento e desenvolvimento pessoal. Ele é o autor de mais de 20 programas de computador incluindo Spelling Strategy e Math Strategy, Typing Strategy e Mind Master- um único interface de computador utilizando a atividade elétrica da pele para permitir que o computador reaja aos padrões dos pensamentos da pessoa. O Mind Master foi destaque em dois documentários de televisão sobre a ajuda dos computadores para deficientes e uma produção teatral interativa na Expo-96.

Dilts também é o coinventor do único projeto de biofeedback conhecido como NeuroLink, que simultaneamente monitora e registra a atividade das batidas do coração, temperatura do corpo e da atividade elétrica no lado direito e esquerdo do corpo. O software de Dilts State Enhancement Coachs combina essas medidas fundamentais da atividade do sistema nervoso com a inteligência artificial e métodos e princípios da PNL para ajudar as pessoas a atingirem estados ideais de saúde, aprendizado e desempenho pessoal.

De 1979 a 1981, Dilts foi Vice-presidente e Diretor de Pesquisas para NOTLtd, Divisão de Treinamento e Pesquisa em PNL, onde ele ajudou a projetar os procedimentos do currículo e os testes para o primeiro programa de certificação de Practitioner em PNL e Master Practitioner com Leslie Cameron-Bandler-Lebeau, David Gordon e Maribeth Meyers-Anderson.

Dilts é diplomado em Behavioral Techonology pela Universidade da Califórnia em Santa Cruz. Ele recebeu uma bolsa de estudos em 1977 para pesquisas correlacionadas com o movimento dos olhos e com a atividade cerebral, conduzida pelo Instituto de Neuropsiquiatria Langley Porter em São Francisco.